Top 10 dos destinos preferidos dos portugueses

 

Top 10, dos países de destino de férias dos Portugueses

Os portugueses que se deslocam ao estrangeiro para efectuar viagens por qualquer motivo que seja, privilegiam certos destinos em relação a outros.

Eis a lista do Top 10 dos países mais visitados pelos portugueses :

 

 

 

 

Espanha

A vizinha Espanha, é como de esperar, o destino número 1 dos turistas portugueses. Devido à proximidade e aos baixos preços praticados em Espanha, este destino sempre manteve a posição de líder para os portugueses.

Cerca de 30% dos portugueses que se deslocam ao estrangeiro, vão a Espanha.

 

 

 

Brasil

Depois "do primo" Espanha, é a vez "do irmão" Brasil. É portanto o segundo país que figura nitidamente nos maiores destinos eleitos pelos portugueses.

A grande distancia que separa Portugal do Brasil não parece intimidar os turistas lusos, visto que o custo da viagem é por vezes compensado pelos preços atractivos praticados no Brasil.

Consoante os anos, 15 a 20% dos portugueses que viajam para o estrangeiro, escolhem o Brasil.

 

 

 

França

Um país próximo de Portugal pela cultura e também pela sua história que sempre cruzou, a bem ou a mal, a de Portugal...

França, primeiro destino turìstico mundial. Lindíssimo país bastante diversificado. Terra de vários oceanos e mares. País da gastronomia, dos vinhos e da moda, mas também uma nação que abriga a maior parte dos portugueses que vivem fora de Portugal.

O sucesso da França como país de destino de viagem dos portugueses vai crescendo. A sua capital Paris, considerada como a "cidade da luz", assim como o EuroDisney, têm um impacto evidente nesse sentido. Considera-se que entre 7 e 10% dos viajantes portugueses que escolhem o estrangeiro para viajar, optam pela França.

 

 

 

Reino Unido

O país da Queen, que no sentido contrário representa a segunda maior fatía de turistas estrangeiros em Portugal após a Espanha, figura no sentido contrario em 4° posição.

O Reino Unido é portanto o 4° destino preferido de cerca de 4% dos viajantes portugueses ao estrangeiro. Londres é um dos "sítios" de Inglaterra mais visitados pelos portugueses que se deslocam ao Reino Unido.

 

 

Itália

Não podia estar fora deste Top 10 o país da pizza e da "Dolce vita".

Pais de grande história cultural, e também pais atractivo pelas suas características próprias, a Itália é escolhida por cerca de 3,5% dos portugueses que viajam ao estrangeiro.

Mesmo se a fama do turismo italiano parece apontar nitidamente para preços elevados, o seu sucesso não é desmentido.

 

 

 

Tunísia

A Tunísia sempre fez figura no Top 10 dos destinos preferidos dos portugueses.

Este pais da África do norte é preferido por cerca de 2,5% dos viajantes portugueses que se deslocam ao estrangeiro, ocupando assim o 6° lugar deste Top.

 

 

 

Alemanha

Um país em que provavelmente pouca gente apostaria no facto de ter uma presença neste Top10, é a Alemanha, apesar de ser um lindíssimo país cativante.

No entanto, com surpresa ou não, a Alemanha ocupa um vaidoso 7° lugar nesta classificação, com uma percentagem de 2 a 2,5% dos viajantes portugueses.

Trata-se, após a França, do pais que abriga a maior quantidade de emigrantes portugueses. Este facto deve ter um impacto mesmo indirecto.

 

 

México

Misterioso e distante, mas o símbolo evidente de uma das antigas civilizações, o Mexico atrai cada ano cerca de 2% dos viajantes portugueses para o estrangeiro.

 

 

Marrocos

Marrocos é sinónimo de uma cultura diferente, de sol, mas também de sonho. As mil e uma noites de Marrocos atraem anualmente um pouco mais de 1% dos viajantes portugueses ao estrangeiro.

 

 

Grécia

O país cuja civilização teve uma influencia na nossa cultura e na nossa língua. O país de cor azul... a Grécia e as suas ilhas, que atraem praticamente a mesma quantidade de viajantes portugueses que Marrocos.

 

 

 

Outros ....

Dos que viajam até ao estrangeiro, cerca de 1 português em cada 4 escolhe outro destino que não figura no Top 10. Ou seja, cerca de 25% dos portugueses que saem des fronteiras para viajar, não escolhem geralmente nenhum dos 10 países acima mencionados.

São eleitos por esse segmento da população portuguesa, uma grande variedade de países, que representam assim cada um uma "fatia magra" em percentagem, mas que não deixam de contar, e esperamos de satisfazer os desejos dos viajantes que preferem destinos mais exóticos, ou menos comuns.